alt text


1 Início

A Sami chegou para revolucionar, indo além da carteirinha e do plano tradicional, com foco em saúde preventiva e bem-estar.

Somos uma startup formada por pessoas com o sonho grande de cuidar do ser humano, construindo confiança em todos os seus relacionamentos, começando pela relação com a própria saúde e com os profissionais de saúde.

Para garantir esse cuidado de qualidade, utilizamos as melhores tecnologias em ascensão para trocar dados com os nossos parceiros e criar um repositório centralizado de informações, contendo o histórico de saúde de nossos membros. Dessa forma, disponibilizamos aos profissionais de saúde as informações necessárias para um cuidado continuado, integral e seguro, mantendo o foco na privacidade, integridade e auditabilidade dos dados.

Assim, ajudamos as pessoas a se sentirem bem, saudáveis e felizes, e a aproveitarem ao máximo o seu potencial. Acreditamos que isso muda o mundo e o relacionamento das pessoas com sua saúde!

Este Guia de Implementação tem como objetivo elucidar os passos necessários, bem como disponibilizar outras informações relevantes, sejam elas técnicas ou administrativas, para guiar a integração dos nossos parceiros com o barramento HL7 FHIR da Sami.

1.1 O que significa interoperar com a Sami?

Significa compartilhar os dados necessários para a continuidade do cuidado dos nossos membros, permitindo que ele seja mais assertivo e integralizado.

1.2 Como faço para interoperar com a Sami?

A troca de informações entre a Sami e seus parceiros ocorre por meio de serviços (web services) RESTful, desenvolvidos de acordo com o padrão FHIR R4.

As requisições devem partir da infraestrutura empregada pelo parceiro e atingir os serviços do Barramento Sami. O primeiro passo para que seja efetivado o acesso é a autenticação no ambiente de desenvolvimento.

Cabe explicar que quem disponibiliza uma implementação do FHIR é a Sami, já havendo APIs pré-estabelecidas para acesso a todos os nossos serviços. Nossos parceiros são apenas os clientes desta implementação, e não terão o esforço de especificar ou disponibilizar implementações do FHIR.

O guia está estruturado nas seguintes páginas de orientações:

  • Início: informações gerais sobre a Sami;
  • Índice: mapa do Guia de Implementação;
  • Profiles: perfis das estruturas do FHIR utilizadas pela Sami;
  • Terminologias: terminologias utilizadas pela Sami na troca de informações sem a perca de semântica;
  • API: informações sobre os barramentos de troca de informações da Sami com parceiros;
  • Exemplos: exemplos de estruturas FHIR utilizados pela Sami;
  • Suporte: informações de suporte técnico.

1.3 Quais Modelos de Informação a Sami interopera com seus parceiros?

A Sami disponibiliza Modelos Computacionais FHIR para interoperabilidade desenvolvidos com base nos seguintes Modelos de Informação:

  • Registro de Atendimento Clínico (RAC);
  • Sumário de Alta (SA);
  • Sumário de Pronto Atendimento (SPA).

Site da Sami