Regras de Versionamento


O versionamento de um Guia de Implementação é essencial para garantir a transparência e a rastreabilidade das mudanças ocorridas ao longo do tempo. Cada versão do guia representa um conjunto específico de instruções e diretrizes para a implementação do padrão HL7 FHIR. As atualizações são frequentemente necessárias para incorporar novos recursos ou elementos de recursos, correção de erros e implementação de melhorias de desempenho.

De acordo com as diretrizes do HL7, cada nova versão do guia é numerada e documentada de forma clara, indicando as alterações introduzidas desde a versão anterior, permitindo que os utilizadores acompanhem as atualizações, entendam as modificações implementadas e avaliem o potencial impacto nas atuais implementações. Adicionalmente, o versionamento facilita a comunicação entre os diversos intervenientes no processo, promovendo uma implementação consistente e eficaz.

A numeração da versão dos guias segue o formato proposto em versionamento semântico (SemVer), sendo composto por três números separados por pontos MAJOR.MINOR.PATCH. A existência de um label é opcional e indica que a versão constitui uma pré-release (tag após o número da versão, separado por um hífen).


1

major

.
0

minor

.
0

patch

-
draft

label

MAJOR: Mudanças significativas que podem impossibilitar a compatibilidade com versões anteriores. Exemplos deste tipo de alterações incluem remoção de elementos ou alterações substanciais na estrutura.

MINOR: Alterações que não inviabilizam a compatibilidade com versões anteriores. Exemplos deste tipo de alterações incluem a adição de novos elementos ou extensões.

PATCH: Correções de bugs ou pequenas mudanças que não afetam a compatibilidade. Exemplos deste tipo de alterações incluem correções de erros tipográficos ou ajustes menores.

LABEL: O conteúdo da tag indica a etapa em que a versão se encontra. A título exemplificativo considere-se, sem perda de generalidade, 1.0.0-draft. Esta versão indica que se trata de uma pré-release inicial de rascunho, que quando estiver estável passará a designar-se 1.0.0.


Voltar ao início