No Brasil, estabelecimentos de saúde públicos e privados têm seus dados organizados pelo CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Esse cadastro é mantido pelo DATASUS (Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde), que disponibiliza acesso ao seu conteúdo a instituições previamente cadastradas e autorizadas.
Originalmente, o acesso aos dados do CNES se dá por meio de webservices SOAP. É possível consultar um estabelecimento de saúde específico por meio do seu número no CNES ou seu número no CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). O resultado obtido é um documento XML com os dados do estabelecimento de saúde (no caso de o mesmo ser encontrado), ou um documento XML com a especificação de possíveis erros decorrentes da pesquisa.
O documento XML retornado como resultado de uma pesquisa por um estabelecimento de saúde segue uma especificação de namespaces e tags feita pelo DATASUS. Essa especificação é própria ao Departamento e demanda que clientes interessados em utilizá-la implementem rotinas construídas particularmente a esse fim.
Com o objetivo de facilitar o acesso aos dados do CNES - tanto na requisição por um número de cadastro específico quanto na recepção do resultado - este projeto relaciona os artefatos utilizados pela Fachada fhir-facade-cnes-organization, construída para utilizar a API RESTful definida pelo padrão HL7® FHIR® e mapear os resultados obtidos para instâncias do Recurso Organization. Esse acesso e mapeamento facilitam a integração do CNES a outros softwares desenvolvidos nativamente ou adaptados para uso de HL7® FHIR®, desde que aderentes às especificações do padrão.